terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Resultados de Dezembro/2016

Bom, pessoal, primeiramente gostaria de desejar um ótimo 2017 à todos, cheio de realizações, sucesso, saúde e dinheiro. Que seja o ano da recuperação do nosso país, e que seja o ano de todos os blogueiros que tanto lutam por sua independência financeira.

Dezembro estive ausente por conta dos milhares de compromissos que tive no trabalho. Na pequena folga que tive optei por evitar viagens, horas desperdiçadas no trânsito e computador. Apenas descansei para recarregar as baterias e me preparar para um duro ano pela frente.

O aporte do mês está longe de ser o melhor que tive até hoje, mas foi bom o suficiente para provar que quando digo que o mês foi difícil estou sendo sincero. Mais trabalho, mais dinheiro.

Ao longo de dezembro tomei uma atitude na qual venho refletindo há tempos: comecei a liquidar minha carteira de ações. Vendi GRND3, BBAS3 e CCRO3. Aos poucos vou liquidando o resto.

Tomei esta atitude por dois simples motivos: planos de curto prazo e péssima rentabilidade. Todos nós sabemos que devemos investir em ações conscientes de que o dinheiro deverá permanecer lá para o longo prazo, a não ser que alguns fatores interfiram nos números da empresa e não valha a pena permanecer nela. Sei disso, mas vejam bem...

Estou com planos de comprar meu imóvel ainda este ano, e para isso necessito um bom valor para dar de entrada. Sendo assim, nos últimos meses deixei a carteira de lado e passei a aplicar em outros investimentos, deixando de me beneficiar da maior vantagem do investimento em ações, a volatilidade.

Tenho em carteira ações a preço médio bastante alto, e sua atual cotação baixa, pois comprei há bastante tempo e não comprei mais, Resultado disso, há quatro anos que a carteira anda de lado.

Aos poucos irei liquida-la e aplicar em investimentos de renda fixa com liquidez. Assim posso resgatar com alguma rentabilidade quando a hora de comprar o imóvel chegar.

Bom, chega de escrever, pois o post já está bem longo.

Segue abaixo a planilha do AdP com o excelente resultado no mês de dezembro:



2,43% no mês não é nada mal, fechando o ano com 17,46% de rentabilidade.

O aporte foi de R$ 5.000,00. Boa parte dos valores obtidos com a venda das ações já foram reaplicados juntamente com o dinheiro novo. Resta apenas uma pequena parte que ficará para janeiro/2017.


Evolução Patrimonial



Pelo que havia sido projetado, eu fecharia o ano com pouco mais de 122 mil, estou fechando em quase 137. Nada mal. Que assim seja até o final do ano.

Acaba o ano e chega a hora de analisar os investimentos e traçar as metas para 2017, mas isso ficará para um próximo post que deve sair em breve.

Fiquei triste pela saída do Doutor Honorários da blogosfera. Perdemos muito!

Sigamos em frente. Um excelente 2017 à todos!

8 comentários:

  1. Que pena a saída das ações. Espero que tenha feito a coisa certa. Quanto a imóvel acho muito dinheiro imobilizado sem te dar renda. Más espero que tudo dê certo em 2017. Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto

      Eu também espero. rs

      Pensei muito sobre o assunto e acho que foi a melhor saída. A compra do imóvel se faz necessária.

      Muito obrigado pela visita e tenha um excelente 2017!

      Abração

      Excluir
  2. Grande IA! Espero que depois da definição você volte a RV, esse é um tipo de investimento que contribui muito para o crescimento do patrimônio.

    Avante, com esse aporte, o céu é o limite! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A.A.

      Sem dúvida. Além do mais o ano foi excelente pra minha carteira de ações. Com certeza assim que estes planos de curto e médio prazo forem alcançados retornarei com força total a RV.

      Boa sorte pra nós!

      Abração.

      Excluir
  3. IA,

    É isso aí, se precisa da grana e a curtissimo prazo, ações não é o caminho .. melhor deixar num pós com liquidez....

    Quanto a comprar imóvel, eu só o faria se fosse realmente um preço bem convidativo, caso não, com a possibilidade de negociar alugueis, tá valendo mais a pena ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Concordo plenamente. Estou pesquisando muito e com bastante calma para não cometer erros. A questão dos aluguéis é interessante e até irei tratar no meu próximo post.

      Vamos ver o que o futuro nos diz.

      Obrigado pelas dicas.

      Abração.

      Excluir
  4. Salve, confrade IA! Estou organizando um ranking de rentabilidade mensal de 2017. Você quer participar? Deixei as regras nesse post: http://capitalismus.blogspot.com.br/2016/12/fim-de-2016-e-projetos-para-2017.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.B.

      Darei uma passada por lá.

      Obrigado pelo convite!


      Abração.

      Excluir