domingo, 15 de janeiro de 2017

Como se saíram meus investimentos em 2016

Conforme informado no último post, segue uma análise rápida de como se saíram meus principais investimentos no ano de 2016.

Ações

Aqui o resultado anual foi excelente, 29,94%, mas o histórico permanece ruim, -4,38%. No que diz respeito aos dividendos, o ano também foi positivo, já que tive um aumento de 68% em relação a 2015.
,

Como falei no post anterior, estou liquidando minha carteira. Sei do poder da renda variável no longo prazo, mas estou focado no curto e médio prazo neste instante. Voltarei a aportar em ações em breve.


Fundos Imobiliários

Não há do que reclamar, 19,08% no resultado anual, 11,37% no histórico. Não completei dois anos de investimentos em fiis ainda.

O que mais me interessa mesmo são os aluguéis, e eles me renderam em média 0,89% a.m. em 2016.

Não aporto aqui há alguns meses, em breve voltarei.


Tesouro Direto

Aqui sem muito o que falar, 21,70% no anual e 25,67% no histórico. Excelente.

Este mês entrou o valor de uma LTN que venceu no primeiro dia do ano. Em março vence uma LFT.


Renda Fixa

Em relação à renda fixa (CDB, LCI, LCA...), invisto há pouquíssimo tempo, portanto nem vale entrar em detalhes, mas os resultados até aqui tem sido satisfatórios.



A carteira toda, consolidada, rendeu 17,46% em 2016, com 14,51% no histórico.


Planos para 2017

O plano maior é, sem dúvida, a compra de um imóvel. Sendo assim darei prioridade a investimentos com liquidez, nem que pra isso eu tenha que abrir um pouco mão de uma maior rentabilidade.

Sei que muita gente tem optado por alugar neste momento, já que em muitas regiões o valor do aluguel caiu. Creio que seja uma saída inteligente, não sou daqueles que pensa ser INDISPENSÁVEL morar em casa própria. Não acho pagar aluguel nenhum absurdo, mas cada caso é um caso. Na região em que estou procurando, o aluguel se mantém alto, e pra mim não é interessante no momento.

Importante dizer também que não há pressa na compra do imóvel. Vou pesquisar muito, e não agirei por impulso. Se não for pra 2017, fica pra 2018.


Abraço à todos.

5 comentários:

  1. Bons rendimentos em 2016!! Só tenha cuidado ao ficar girando muito o patrimônio! pelo que entendi venderá a carteira de ações para comprar um imóvel. cada um tem o seu sonho, se esse é o seu, vá lá e realize. abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá IA,

    Acho que o primeiro passo rumo a IF é adquirir o imóvel próprio ... Tudo se baseia no aporte (mais ganhos menos dívidas).

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. IA,

    Excelente os resultados dos mercados que investe ....

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Amigo estou com um novo blog e nele indico os melhores sites para investimentos em Bitcoin, sites de investimentos seguros e com ótima rentabilidade, dá uma passada no meu blog e confere: http://topinvestimentoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir